A talhe de foice
O galheteiro
Crónica Internacional
Não ao TTIP
Actual
Descubra as diferenças
Actual
A política da terra queimada
Actual
Os citadores
PCP
Burla gigantesca em curso
Está em curso uma gigantesca burla política, concretizada pelos banqueiros, outros grandes capitalistas e todos aqueles que têm arrecadado o resultado dos roubos e da exploração feitos aos trabalhadores, reformados e pensionistas, aos micro e pequenos empresários. A vítima é o povo português. Quem dá a cara por este autêntico crime são os dirigentes dos partidos da política de direita PS, PSD e CDS.
Defender, reforçar<br>e efectivar direitos universais
«Assegurar o bem-estar e a qualidade de vida» inscreve-se no Programa com que o PCP se apresenta, no quadro da Coligação Democrática Unitária – PCP- PEV, às legislativas agendadas para o próximo dia 4 de Outubro. O propósito decorre dos objectivos e eixos centrais definidos como estruturantes de uma política patriótica e de esquerda, dos quais se destaca «um Estado ao serviço do povo, que efective direitos sociais» e «uma administração e serviços públicos ao serviço do País».
Agosto com greves
Termina hoje uma primeira série de greves de enfermeiros, no quadro de uma quinzena de luta pela revisão salarial e pela valorização da profissão. Começa uma greve de dois dias no SEF e está decidido fazer greve nos empreendimentos turísticos Montebelo. Estas juntam-se a outras lutas que preenchem um mês de Agosto em que Governo e patrões não dão descanso aos trabalhadores.
CDU presta contas em Évora
O deputado João Oliveira realizou no dia 29 de Julho uma conferência de imprensa, na qual fez o balanço do mandato 2012-2015 como eleito na Assembleia da República pelo círculo de Évora.
Novas políticas para o mar
Paula Decq Mota, candidata da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores, defendeu, em conferência de imprensa realizada no dia 6, na cidade da Horta, a necessidade de políticas diferentes para o mar.
Unidade em torno da CDU
Na Festa da Unidade, Jorge Machado, cabeça de lista pelo distrito do Porto, salientou que o projecto da CDU é o único capaz de uma resposta realista e necessária aos desafios que o País e a região enfrentam.
CDU cresce em Braga
Eleger um deputado <br>por Leiria
Defender o distrito <br>de Viana do Castelo
Projecto colectivo em Beja
Breves
Apoiamos a CDU
Realidade chamusca Governo
«Incapaz de reconhecer que falhou em toda a linha na política florestal e nas medidas de prevenção aos fogos florestais, o Governo procura apresentar como boa uma situação que a realidade desmente», acusa o PCP.
Desastre na produção nacional
O sector do leite e dos lacticínios em Portugal, à semelhança do que acontece em vários países da União Europeia (UE), atravessa grandes dificuldades em consequência dos «acordos» desastrosos que levaram à liquidação, a partir de 1 de Abril de 2015, do sistema das «quotas leiteiras», alerta o PCP.
Privatizações são<br>atentados ao povo
PCP evoca assalto ao CT de Braga
CT renovado
Governo desmentido
Primeiro, o Instituto Nacional de Estatística mostrou a destruição de postos de trabalho e a persistência do desemprego. No dia seguinte, o Fundo Monetário Internacional fez o retrato do desastre e insistiu na política que o provocou.
Travar a municipalização
As providências cautelares já aceites impedem que os contratos da municipalização da educação avancem em Sousel, no Crato, em Oliveira de Azeméis e em Matosinhos.
Colégios privados ganham 540 milhões
Hotelaria
Guardas florestais com Estatuto
E as minas?
Tivoli e GES
Triumph sai
Soares da Costa pagou
Subtrair mais recursos<br>às autarquias
Um dos pontos negros que marca o final da Legislatura é a aprovação pela maioria PSD/CDS-P de uma alteração ao regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais.
Devolver às populações<br>o que é seu
O Grupo Parlamentar do PCP reiterou o compromisso – entretanto já materializado no programa eleitoral para as eleições legislativas de 2015 – de apresentar iniciativas legislativas no sentido de repor as freguesias extintas pela Lei de 2012.
Retrocesso histórico
Opção em favor dos mesmos
Inventário de Profissionais<br>de Saúde
Ordem dos Assistentes Sociais
Apoiar os produtores
A CNA exige que o Governo apoie as explorações pecuárias e alargue o prazo para a sua «regularização extraordinária». Solicita também ao Executivo que, tendo em conta a seca prolongada, defina um conjunto de apoios aos pequenos e médios agricultores.
Caminho para a paz
O CPPC destaca a Acta de Helsínquia como um passo importante no caminho para a paz e o desarmamento, defendendo que a melhor comemoração dos seus 40 anos é mobilizar vontades para a celebração de novos acordos visando o respeito pela soberania dos estados e a paz.
PEV deu força ao distrito
Almada e Barreiro contestam AdC
Defender as mulheres
Defender o Museu de Aveiro
Tragédia às portas da Europa
Mais de duas mil pessoas morreram este ano no Mediterrâneo quando tentavam alcançar o continente europeu. Organizações internacionais denunciam a tragédia.
Londres a pé
O metropolitano de Londres paralisou totalmente na semana passada, gerando o caos nos transportes da capital britânica. Foi a segunda greve no espaço de um mês.
Procurador alemão demitido
Alemanha beneficiou<br>com crise grega
Escravatura em Portugal e na UE
Japoneses contestam<br>militarização do país
Os protestos contra a lei que visa permitir a participação das tropas japonesas em conflitos externos sobem de tom no Japão. Este domingo, 9, o presidente da Câmara de Nagasaki, Tomihisa Taue, juntou-se aos manifestantes.
Crescem ameaças à paz
A luta pela abolição das armas nucleares, pelo desarmamento e pela paz assume extrema importância face à escalada militarista e de guerra dos EUA. O alerta é do PCP, no 70.º aniversário de Hiroxima e Nagasaki.
Revolução Cidadã debaixo de fogo
Agrava-se no Burundi<br>a crise política
Estatísticas apagam mais de meio milhão de desempregados
Em estudo anterior, utilizando os dados oficiais do desemprego registado divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) na sua publicação «Informação mensal do mercado de emprego», mostrámos que esses dados não dão, contrariamente ao que o Governo e os seus defensores nos media pretendem fazer crer, uma informação rigorosa sobre a dimensão do desemprego e sobre a redução do desemprego.